Psicólogo Paulo Alencar

Coronavírus: Como controlar o medo e a ansiedade.

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) está deixando muita gente com medo e ansiedade, e isso está afetando, consideravelmente, a saúde psicológica das pessoas em diversos países. É difícil manter a calma diante da incerteza, mas o importante nesses momentos é manter o pensamento positivo pelo seu próprio bem e pelo bem de quem você ama. Como psicólogo, aprendi que a ansiedade e o pânico surgem de pensamentos negativos que invadem nossa mente frente a situações difíceis, reais ou imaginárias. O segredo é prestar atenção ao que você está pensando e buscar um pensamento alternativo mais positivo frente a essa pandemia de coronavírus.  Abaixo, há uma lista com os sinais de alerta para que você observe se está na hora de mudar seus pensamentos e comportamentos frente a essa pandemia. Algumas dicas também podem te ajudar no enfrentamento desse mal-estar psicológico desencadeado por toda situação de incerteza que vivemos hoje. 

Sinais de alerta:

Se você não foi infectado(a) pela Covid-19, mas está tendo os sintomas abaixo, de forma intensa ou persistente, fique atento(a):

Se você percebeu pelo menos dois dos sintomas anteriores e não pertence ao grupo de risco, fique atento, isso pode ser um quadro de ansiedade. Abaixo, seguem dicas de como lidar com essa situação.

Se você não pertence ao grupo de risco:

Se você pertence ao grupo risco:

Se você estiver com a doença:

Referências: https://www.idealista.pt/

Sair da versão mobile