Dezembro Vermelho: Entenda o que é a Profilaxia Pós Exposição ao HIV.

O mês de dezembro marca uma grande mobilização nacional sobre prevenção ao vírus HIV, AIDS e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504, publicada no Diário Oficial no início de novembro, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a Aids, celebrando desde 1988 no mundo todo em 1º de dezembro.

O que causa o HIV/Aids?

Dados HIV Aids

O HIV/ Aids é causado pelo vírus da imunodeficiência humana, que geralmente é transmitido por meio de relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. O vírus também pode ser transmitido durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, em transplantes de órgãos, durante a amamentação e por meio do compartilhamento de agulhas contaminadas.

Se pega AIDS através de:Não se pega AIDS através de:
Relação sexual vaginal, anal ou oral sem preservativo com indivíduo infectadoBeijo, mesmo na boca, abraço ou aperto de mão
De mãe para filho através do parto ou amamentaçãoLágrimas, suor, roupas ou lençóis
Contato direto com sangue infectadoUsar o mesmo copo, talher ou prato
Usar a mesma agulha ou seringa que um indivíduo infectadoUsar a mesma banheira ou piscina

Fui exposto (a) a uma situação de risco, e agora?

Homem pensando.

Se você passou por uma situação de risco como violência sexual, relação sexual desprotegida ou teve um acidente ocupacional (com instrumentos pérfuro-cortantes ou em contato direto com material biológico), não se desespere, ainda existe uma forma de prevenção, a Profilaxia Pós-Exposição.

A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) consiste em um método que se utiliza de medicamentos, para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente.

No caso de um possível contato com o HIV, é importante buscar ajuda de um serviço de saúde que realize atendimento de PEP o quanto antes. O primeiro atendimento é considerado de urgência, já que o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível.

Para funcionar, o tratamento deve ser iniciado logo após a exposição de risco. O ideal é que se inicie a medicação em até 2 horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A indicação de utilização dos medicamentos deve sempre ser avaliada por um médico.

Como funciona?

Geralmente, a PEP consiste na ingestão de uma pílula em uma dose única diária, mas depende da avaliação médica. Outras combinações de medicamentos podem ser indicadas, levando o paciente a tomar mais de um remédio por dia.

Como funciona.

É importante que o tratamento, independentemente da quantidade de pílulas, não seja interrompido durante os 28 dias e tomado conforme prescrito pelo médico. Caso as orientações não sejam seguidas, o tratamento pode falhar e, dessa forma, não impedirá que o vírus sobreviva e se reproduza no organismo, o que fará com que o HIV seja contraído.

Onde encontrar a PEP?

O atendimento é gratuito e um direito garantido pela Constituição Federal, pela lei 8080/90 e pela lei 9313/96, que estabelece a gratuidade da oferta universal de Terapia Antirretroviral (TARV) àqueles que preencham os critérios do Ministério da Saúde.

Veja aqui os serviços que realizam atendimento de PEP no Estado de São Paulo.

Para outros Estados, consulte a secretaria de saúde da sua região e fique ligado na campanha Dezembro Vermelho.

É importante observar que a PEP não serve como substituta à camisinha. O uso de preservativos masculinos e femininos ainda é a principal e mais eficiente maneira de se evitar o HIV.

Dedos com Camisinha no Dezembro Vermelho.

Assista abaixo o vídeo do Dr. Drauzio Varella sobre a Profilaxia Pós Exposição.

Se você contraiu alguma infecção sexualmente transmissível e precisa de ajuda psicológica, entre em contato. #TodosContaAids no Dezembro Vermelho

Fontes:

Governo do Estado de São Paulo http://www.saopaulo.sp.gov.br/