Para muitas pessoas, todo início de ano é um período de reflexões sobre a própria vida. Por isso, vem a pergunta “como a gente pode viver com mais equilíbrio em todas as nossas relações?”.
O movimento social Janeiro Branco, trás justamente esse questionamento em 2023 com o tema: “A vida pede equilíbrio.”
O janeiro branco, tem como objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e bem-estar. O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental, sugerindo pequenas mudanças no estilo de vida que tragam equilíbrio e bem-estar.
No tema “A vida pede equilíbrio”, o movimento Janeiro Branco busca incentivar o equilíbrio nas áreas da saúde mental, física, espiritual, emocional e social. O objetivo do movimento é que as pessoas passem a adotar hábitos saudáveis para manter esse equilíbrio.
Alguns dos hábitos saudáveis que o Janeiro Branco incentiva são: praticar atividades físicas, dormir bem, se alimentar de forma equilibrada, praticar meditação, ter momentos de lazer, trabalhar com propósito e ter contato com a natureza. Todos esses hábitos são fundamentais para que se alcance o equilíbrio.
O tema a saúde mental ainda hoje gera muito preconceito e muitos tabus. E com o aumento da ansiedade, da depressão e outros transtornos mentais, o janeiro branco também vem pra desmistificar e trazer novas informações para a população.
O mês é dedicado ao reconhecimento de problemas de saúde mental, e tem o objetivo de incentivar a busca por cuidados e tratamentos através de diversas iniciativas são realizadas para divulgar informações sobre o tema e ajudar a desmistificar o assunto.
o Instituto Janeiro Branco, por exemplo, promove, em seu canal no YouTube, palestras com psicólogos, oficinas, cursos, lives – tudo que faça com que as pessoas parem um pouco a rotina e reflitam sobre como ter uma vida com mais equilíbrio. Essas ações ajudam a diminuir o preconceito e os tabus envolvendo a saúde mental e também a salvar vidas, afinal, ansiedade, depressão, desânimo, alteração no humor, problemas de sono são alguns dos sintomas que indicam que está na hora de dar atenção à saúde mental. E muitas vezes, as pessoas não sabem como procurar ajuda.
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Fonte: Agência Brasil – EBC