Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

LGBTQIAP+: O Glossário da diversidade sexual.

GLS, GLBT, LGBT, LGBTQIAP+, afinal, o que significam todas essas letras? Porque pessoas com orientação sexual e identidade de gênero  que divergem da heterossexual/cisgênero usam essas siglas? Qual a sigla correta?

Para encerrar o mês da diversidade sexual, é importante trazer este assunto à tona visto que ainda hoje, muita gente fica confusa com essa sopa de letrinhas.

Entretanto, antes de falar sobre esse breve glossário, é necessário entender como se deu o surgimento dessa sigla e como ocorreu a sua evolução.

A sigla GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes), foi a primeira sigla com o objetivo de unir as pessoas que faziam parte de uma mesma comunidade. Seu intuito era trazer reconhecimento e representação no inicio da década de 1990.

Inicialmente, a sigla GLS era usada para definir os espaços, serviços e os eventos para a comunidade gay. Entretanto, por considerar que essa sigla ignorava outras orientações sexuais e identidades de gênero existentes, a Associação Brasileira GLBT (ABGLT) atualizou a nomenclatura de GLS para GLBT, trazendo uma representatividade maior a gays,  lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

Já em 2008, a sigla GLBT foi atualizada para LGBT na 1ª Conferência Nacional GLBT. A alteração da nomenclatura foi realizada para valorizar as lésbicas no contexto da diversidade sexual e também para aproximar o termo brasileiro com o termo usado em outros países. 

Embora todas essas mudanças tenham acontecido, elas não foram suficientes para abarcar toda a complexidade e representatividade dessa comunidade. Mais tarde, a Letra ‘Q” foi adicionada a sigla para  simbolizar os ‘Queers’, que em português significa algo similar a “estranho”.

A palavra  ‘Queer’ era muito utilizada nos Estados Unidos para ofender as pessoas que fugiam do padrão social heteronormativo e, por isso, como uma forma de resistência, a palavra ‘Queer’ foi ressignificada e passou a ser usada tanto para definir gênero, como sexualidade.

Os queers se reconhecem como uma espécie de gênero estranho à “normalidade”, uma identidade divergente, e não necessariamente a um padrão de sexualidade definida.

Tempos depois, o termo LGBTQ ganhou as letras ‘IAP+’. O ‘I’ representa os intersexuais, que, antigamente, eram também conhecidos como hermafroditas, ou seja, pessoas que, naturalmente, sem qualquer intervenção médica, desenvolvem características sexuais parte do sexo masculino e parte do sexo feminino.

O “A” representa os assexuais, ou seja, pessoas que nunca, ou que raramente, sentem atração sexual. Eles também podem ser pessoas arromânticas que nunca, ou que raramente, se apaixonam por alguém.

Já o “P”, representa a Pansexualidade. É uma orientação sexual em que as pessoas desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero.

Mesmo assim, como somos indivíduos muito únicos e cheios de características específicas, o símbolo do ‘+’ foi adicionado para agregar outros grupos que também não se sentiam parte apenas da sigla LGBTQIAP.

Independentemente de todos os nomes que você conhecerá a seguir, o importante é respeitar a nomenclatura com a qual o indivíduo se identifica e como ele se autodenomina.  

Esclarecidos esses pontos, conheça algumas das definições contidas na sigla LGBTQIAP+:

Para ajudar ainda mais no entendimento do glossário LGBTQIAP+, compartilho com vocês o vídeo do canal @temperodrag, apresentado pela brilhante Rita Von Hunty.

Publicação original em 27/06/2020. Revisão em 10/03/2022.

Sobre o autor:

Paulo Alencar é psicólogo Cognitivo Comportamental (CRP 06/137862), tem Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É pós-graduando em Terapia Cognitivo Comportamental pelo ITC – Instituto de Terapia Cognitiva. Realiza atendimento clínico presencial e online para adolescentes, adultos, idosos e LGBTQIA+. Possui interesse em música brasileira / flashback, cinema, parques, esportes radicais e tecnologia. Contato: (11) 99735-1268, e-mailSitefacebookInstagram

Sair da versão mobile