O medo da mudança.

O medo da mudança.

Nossa imaginação é capaz de criar inúmeros fatos e situações que poderão ou não acontecer em realidade. Com base nisso, podemos dizer que essa imaginação pode trazer reações positivas ou negativas para a pessoa que está criando todas essas possíveis situações em sua mente. Nesse sentido, as pessoas acabam desenvolvendo o sentimento de medo com relação ao desconhecido.

Empreender mudanças em nossa vida é lidar com o desconhecido, por isso, o medo de mudar também surge de nossa limitada capacidade para perceber o quanto o novo pode ser estimulante e motivador.

Outra explicação para o medo do novo está na história da nossa evolução. Foi a evolução que mostrou que havia uma boa vantagem em observar com mais atenção o que poderia dar errado e por isso, esse comportamento foi fundamental para a sobrevivência da espécie no tempo dos neandertais. O homem das cavernas que sobreviveu aos ataques de seus predadores, a fome e ao frio, soube observar de onde vinha o perigo. Este sobrevivente deixou descendentes, e você sabe quem são eles? Eu, você, sua mãe, seu vizinho… Os que não conseguiram olhar para o futuro com medo, ficaram pelo caminho de nossa história evolutiva.

Entretanto, mesmo com a evolução da humanidade, nosso medo do novo permanece mesmo não havendo mais a necessidade de tanto medo e de tanta ansiedade. As mudanças podem ser muito favoráveis em nossa vida.

Mudar para melhor

Mudar para melhor também pode assustar e ser tão aterrorizante quanto entrar em um quarto escuro. Toda mudança, mesmo que positiva, nos faz pensar sobre o desconhecido e o incerto.

A mudança, mesmo que positiva pode gerar um medo irracional, fazendo com que seus pensamentos se tornem disfuncionais desnecessariamente.

Já parou para pensar por que uma noiva costuma ficar muito nervosa? Porque tem um monte de mudanças acontecendo ao mesmo tempo em sua vida.

Dificuldade em terminar um relacionamento 

Isso pode ser medo de mudar. Sair deste relacionamento onde já conhece todos os defeitos da pessoa e se expor a possibilidades novas pode ser medo do novo. Quanto mais você se prende a antiga rotina, só porque já a conhece, mais distante você fica de possibilidades que podem ser infinitamente melhores.

Medo que os outros mudem

Parece que pior do que passar por mudanças é encarar as mudanças dos que nos são próximos. Todos nós mudamos, mudamos de ideia, de endereço, de valores, de emprego, mudamos a cor do cabelo, de time, de religião… Dar um novo olhar para a mesma pessoa pode ser muito difícil porque isso nos obriga a gerar mudanças em nós mesmos.

Como encarar o medo das mudanças?  

Uma possibilidade para encarar o medo das mudanças é mudar os padrões de pensamento, pensar nas vantagens referente as mudanças e lutar para ser vitorioso em cada uma. A psicoterapia cognitivo comportamental é uma abordagem que ajuda muito nesse sentido. Se você tem medo da mudança, comece mudando seus pensamentos e você vai descobrir que isso muda o seu mundo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 00md.jpg

Tags: | | | | | | |