Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

O que é a terapia cognitivo comportamental?

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é um modelo de psicoterapia que visa entender como os seres humanos interpretam situações do cotidiano e como essas interpretações afetam suas emoções e comportamentos.  

A TCC foi criada pelo psiquiatra americano, Dr. Aaron Beck, da Universidade da Pensilvânia, na década de 1960. Ao realizar estudos com seus pacientes com o diagnóstico de depressão para comprovar as teorias psicanalíticas, o Dr. Beck percebeu que o que pensamos em determinados momentos e em determinadas situações estão diretamente relacionado ao que sentimos e como nos comportamos. Foi com base nesses estudos que o Dr. Beck elaborou a terapia cognitivo comportamental.

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

O objetivo principal dessa abordagem é identificar padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais e transformar esses padrões em respostas mais adaptativas por meio de técnicas específicas. Ao modificar os pensamentos disfuncionais e seus significados, o humor e o comportamento podem ser alterados permanentemente.

Ao contrário de outras abordagens psicológicas, na TCC o psicoterapeuta tem um papel ativo, colaborativo e educativo. Ele é responsável por ajudar o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos. O objetivo principal é mudar pensamentos e crenças e melhorar o funcionamento emocional e comportamental das pessoas.

Por meio desse processo, o paciente consegue identificar as distorções cognitivas (mal-entendidos da situação) e, ao fazê-lo, aprende a pensar de formas mais realistas e positivas para lidar consigo mesmo, com o mundo e com o futuro.

Essa capacidade de criar pensamentos alternativos mais adaptativos no lugar de pensamentos angustiantes é chamada de flexibilidade cognitiva e é uma prática muito estimulada nas sessões de terapia cognitivo comportamental. Como resultado, os pacientes são capazes de pensar em soluções realistas para situações do cotidiano e também melhoram sua capacidade de resolução de problemas e sua resiliência.

Quem pode fazer Terapia Cognitivo Comportamental?

A TCC pode ser feita por qualquer pessoa, pois ela serve para tratar diferentes problemas psiclógicos e emocionais como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, fobias, traumas, estresse, dependência química ente outros. Outra grande vantagem da TCC é que ela ajuda a promover o autoconhecimento.

Ficou interessado na terapia cognitivo comportamental? Entre em contato e agende uma avaliação inicial.

Sair da versão mobile