O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

O que é a Terapia Cognitivo Comportamental?

“Terapia Cognitiva” foi fundada pelo neurologista e psiquiatra norte-americano Aron Beck  que propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da Depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos, consolidando-se então como Teoria Cognitiva. Suas primeiras obras importantes datam de 1967 e desde então, as principais influências da área vieram dos estudos, observações e experimentos de Beck.

Apesar das divergências em sua visão de homem, a Terapia Cognitiva e a Terapia Comportamental tiveram alguns de seus conceitos integrados, aliando importantes técnicas e observando grande eficácia nos tratamentos, o que tem sido cada vez mais comprovado cientificamente.

TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma área da Psicologia que tem como foco de atuação o impacto dos nossos pensamentos (cognições) sobre os sentimentos e os comportamentos.

Podemos compreender, após maior contato com esta Terapia, que não são os eventos propriamente ditos que nos afetam ou causam sofrimento, mas sim as percepções que temos a respeito deles.

A maneira como vemos e pensamos as situações, o mundo, as pessoas e nós mesmos, fará toda diferença na forma como nos sentimos e, por consequência, nos comportamos, nos relacionamos, fazemos escolhas, etc.

Esse é um dos princípios básicos da TCC, que conta com inúmeras técnicas para compreender as diferentes situações que vivemos, os comportamentos, pensamentos e os transtornos psicológicos.

Perguntas frequentes sobre a Terapia Cognitivo Comportamental:

Quem pode ser atendido pela Terapia Cognitivo Comportamental?

Todos podem. Crianças, adultos, casais, gestantes, idosos, grupos de pessoas (escolas, empresas, instituições, grupos esportivos).

A Terapia Cognitivo Comportamental se destina a quais tipos de questões ou “problemas”?

A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais (Depressão, Ansiedade, Transtornos Psicossomáticos, Transtornos Alimentares, Fobias, Traumas, Dependência Química, entre outros), quanto ao auxílio nas mais diversas questões que permeiam nossa vida: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, dificuldades com comportamentos das crianças, luto, separações, perdas, traumas, estresse, dificuldades de aprendizagem e muitos outros. Também auxilia no desenvolvimento pessoal (por exemplo, com as habilidades sociais, desenvolvimento de potencialidades, autoconhecimento).

Como são as sessões de Terapia Cognitivo Comportamental?

As sessões e o processo terapêutico como um todo são construídos em conjunto entre Psicólogo e Paciente, onde são definidos: foco (ou seja, os problemas ou questões específicas a serem trabalhadas) e as metas de intervenção terapêutica. Esta terapia requer comprometimento do paciente com estas metas, que são frequentemente discutidas e avaliadas para que sejam eficazes. O objetivo é fornecer ao paciente “ferramentas” para que ele seja cada vez mais autossuficiente, ou seja, conheça as técnicas e conquiste autonomia para que possa lidar com aquilo que o incomoda ou que necessita de melhoria. Isso se chama “psicoeducação”.

Tags: | | | | |

Abrir
Entre em contato e agende uma avaliação inicial presencial ou online, será um prazer recebê-lo(a).

Whatsapp +55 (11) 99735-1268
Powered by