Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

Por que é tão difícil cumprir as resoluções de ano novo?

Metas de ano novo.

A chegada do final de ano causa uma espécie de euforia nas pessoas que querem iniciar o ano novo com as energias renovadas, a motivação em alta e uma lista de resoluções para cumprir. Se você é uma dessas pessoas que está confiante nas suas resoluções para 2022, saiba que elas têm grandes chances de falhar. Desanimou? Calma, a desesperança não pode substituir a motivação se você quer ter o controle da sua vida.

Pare de reclamar e de se tornar refém das circunstâncias! Para assumir o controle do seu destino, é fundamental se cercar de valiosas informações para não guardar suas resoluções de ano novo no fundo de uma gaveta em poucos meses. 

O professor da Universidade de Toronto, Gary Latham, estudou a psicologia do estabelecimento de metas. Dentro desta pesquisa ele conseguiu comprovar que existem várias causas que nos impedem de cumprir nossas promessas de ano novo. Confira quatro desses erros que explicam porque é tão difícil cumprir suas resoluções de ano novo e não repita os erros que impedem você de conquistar suas metas.

1º Estabelecer metas muito abrangentes.

Nossas metas têm que ser mais específicas, a chave para cumprir os objetivos é especificar, pois especificar te dá mais foco. Experimente trocar “vou perder peso” por “vou perder 2 quilos” ou “vou ir à academia três vezes por semana” ou “vou comer frutas e legumes pelo menos duas vezes na semana”.

 2º Estabelecer muitas metas.

Pensar em uma lista enorme de resoluções de ano novo não é uma boa ideia. As metas devem ser curtas – de três a sete – sendo bem específicas como citamos anteriormente. Isso ajuda a focar e a criar uma rotina de hábitos positivos que serão mais fáceis de seguir. Se você colocar 20 metas em sua lista, poderá não realizar nenhuma O grande segredo está no foco.

3º Estabelecer metas surreais.

Seja sincero com você! Sua meta estabelecida é possível? Se você é viciado em refrigerante de cola, por exemplo, você não conseguirá parar de beber de uma hora para outra. O recomendado é eliminar este hábito gradativamente, bebendo cada vez menos até que o consumo seja eliminado completamente. Estabeleça metas realistas e possíveis de serem cumpridas. Outro ponto importante é, se você está fazendo dieta, por exemplo, vai ser difícil segui-la se sua cozinha está repleta de doces e outras besteiras. Quando estabelecer uma resolução, converse seus familiares e amigos sobre isso, talvez eles te ajudem a cumprir sua meta.

4º Ser pessimista.

No primeiro tropeço você já pensa em desistir? Acreditar que a meta é possível é muito importante para que ela se realize. Então, nada de pessimismo. E se você quer mesmo cumprir as resoluções de ano novo, é preciso ter fé e acreditar que elas poderão ser cumpridas.

Para finalizar, lembre-se, você é a única pessoa capaz de mudar a realidade à sua volta. Só que para  que isso aconteça, você precisa se comprometer com os seus objetivos e com a sua vida…  Como dizia Mahatma Gandhi:

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Feliz Ano Novo!

Sair da versão mobile