Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

Psicólogo: o que ele pode fazer por mim?

Certamente, você já se perguntou: “O que um psicólogo pode fazer por mim?”

Atualmente, muita gente vai ao médico tratar qualquer problema de saúde e não tem qualquer constrangimento em reconhecer isso, entretanto, reconhecer que vai ao psicólogo ainda é um tabu. Até pouco tempo atrás, era comum ouvirmos que “só os loucos vão ao psicólogo”. Porém, ir ao psicólogo não é mais um sinal de deficiência ou uma “loucura”, mas completamente o oposto, ir ao psicologo é uma evidência de autoconfiança. Quando buscamos ajuda psicológica, tentamos solucionar os problemas de forma direta e corajosa, sem a evitação ou esquiva dos problemas.

“A maioria das pessoas gastam mais tempo e energia falando dos problemas, que solucionando-os” – Henry Ford (1863-1947)

O psicólogo – profissional com formação em Psicologia – é habilitado para lidar com questões de ordem psicológica, emocional e comportamental. Ele pode atuar em diversas áreas como empresas, escolas, hospitais, fóruns e no consultório realizando psicoterapia, onde pode ser conhecido como psicoterapeuta.

Para entender o indivíduo e, então, poder ajudá-lo em mudanças na sua vida, existem várias abordagens psicológicas como, por exemplo, a abordagem Psicanalítica, a Comportamental, a Cognitivo comportamental, a Sócio histórica, a Gestalt terapia, entre outras. A psicoterapia oferecida ao cliente segue uma teoria psicológica de acordo com a escolha e preferência do profissional. É preciso que fique claro que são olhares diferentes, mas todas tem as suas potencialidades.

O psicoterapeuta, durante o processo psicoterapêutico, utilizará todo seu conhecimento científico e profissional de acordo com a sua abordagem, tratará confidencialmente de toda informação que escute e escolherá as técnicas mais adequadas para a resolução dos problemas relatados. Ele também orientará e assessorará o cliente, com o propósito de proporcionar os recursos pessoais mais adequados para obtenção de respostas.

O vídeo abaixo ilustra bem o trabalho do psicologo:

O que você deve esperar de um psicólogo?

  1. ESCUTA. Mais do que ouvir, ele deve colocar os cinco sentidos no que você estiver falando.
  2. SINCERIDADE. Seu psicologo não te dará respostas prontas, ele conduzirá você a encontrar suas próprias respostas durante o processo psicoterapêutico, portanto, não espere sair do consultório com uma “receita” para todos os seus problemas.
  3. PROXIMIDADE. O psicoterapeuta não é seu amigo, mas isso não significa que ele não esteja preocupado com você e com seus problemas. É fundamental que você se sinta bem e à vontade com seu psicólogo.
  4. CONFIANÇA. É fundamental que o psicólogo te inspire confiança para poder falar com sobre tudo o que te preocupa.
  5. HUMOR. O psicólogo não vai rir da sua cara, mas, em alguns casos, ele poderá usar o bom humor para facilitar que vejamos nossos problemas desde uma perspectiva diferente, mais relaxada e menos dramática.

Se você perceber que seu psicólogo não reúne essas características, não se sinta mal em buscar outro profissional. A psicoterapia só funciona quando você confia no seu psicoterapeuta.

Entre em contato e agende uma avaliação inicial,

Sair da versão mobile