Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

Qual a diferença entre Psicólogo e Coach?

Muitas pessoas tem dúvidas entre como trabalha um Psicólogo ou um Coach. Alguns ainda não entendem em que momento procurar um psicólogo ou não sabem o que é um Coach, por exemplo, por ser uma profissão muito recente. Vamos esclarecer pra você nesse artigo.

Para escolher qual a área ideal para sua vida neste momento, é importante primeiro entender que existem muitas diferenças entre as áreas, uma vez a Psicoterapia ajuda a vencer bloqueios, ultrapassar traumas, equilibrar emoções, alimentar motivações, superar medos enquanto o Coaching é um treinamento para mobilização forças com o intuito de vender desafios da vida diária, como por exemplo, arrumar um emprego.

Cada ferramenta, porém, pode agir de uma forma diferente para transformar nossas vidas. Vamos conferir:

Psicoterapia.

  1. A Psicoterapia procura entender o passado e o presente do indivíduo para melhorar questões emocionais, psicológicas e comportamentais. É Focada na cura e na resolução de problemas que afetam a vida de um modo geral.
  1. É mais ampla e profundo que o Coaching, pois psicólogo pode trabalhar tanto com objetivos bem específicos, como tratar de questões mais gerais, como por exemplo, problema de relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.
  1. Geralmente foca em detectar e tratar um problema ou atua na prevenção e promoção de saúde.
  1. Atendem também casos clínicos, como transtornos psicológicos ou psiquiátricos.

Coaching. 

  1. O Coaching não foca no passado. Seu foco é na construção do futuro, com definição de metas e objetivos.
  1. É breve e focado na resolução de dificuldades específicas, pois o coach trabalha com questões pontuais, ajudando o cliente a definir e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais com rapidez e facilidade.
  1. Foca nos objetivos futuros, no empoderamento do ser.
  1. Além do Personal Coach (ou Coach de Vida), existem coachs financeiros, coachs de carreira, de produtividade, de organização, de escrita, etc..

 Entendendo na prática.

Eu odeio meu emprego. Acho que todos falam de mim pelas costas, alguns colegas querem puxar meu tapete e eu me sinto péssimo. Ainda assim, mesmo não gostando dessa empresa, eu não consigo sair de lá e não sei o porquê.

Melhor ferramenta: Psicoterapia

Quero mudar de empresa. Já faz quatro anos que trabalho lá, porém, não sei como está o mercado. Gostaria de saber por onde começar.

Melhor ferramenta: Coaching

Em resumo…

A Psicologia procura tratar questões emocionais, psicológicas, comportamentais e de autoconhecimento.  O Coaching foca na capacitação para concretizar metas pessoais.

Sair da versão mobile