Quando devo procurar um psicólogo?

Em momentos difíceis ou diante de problemas que achamos que não podem ser resolvidos, muitas pessoas consideram procurar um psicólogo, mas desistem por diversos motivos: desinformação, medo, vergonha ou até mesmo por não acreditarem que os psicólogos possam ajudar.

No entanto, o propósito da psicologia é ajudar as pessoas a se entenderem melhor e a  encontrar respostas internas. Se você tiver dúvidas sobre quando consultar um psicólogo, preste atenção aos seguintes sinais, eles podem ajudá-lo a tomar uma decisão:

Sintomas físicos.

Mulher com sintomas de pânico.

Normalmente é o corpo que envia o sinal. O corpo fala, mas nem sempre podemos ouvi-lo. Poucas pessoas percebem que a causa dos sintomas pode ser emocional. Também é importante saber medir e ter cuidado para não identificar psicologicamente sintomas físicos, e pensar que tudo pode ser emocional. Buscar ajuda médica neste momento é fundamental para fazer um diagnóstico que elimine a causa física.

No entanto, um bom diagnóstico feito por um psicólogo pode lançar luz sobre muitos aspectos antes esquecidos. Coração acelerado, dor de estômago, dor muscular, dor no peito, fadiga corporal, desânimo, diarreia, suor frio e problemas de pele são alguns exemplos de sintomas que podem ser relatados para certos transtornos emocionais. Embora a causa seja emocional, o aparecimento desses sintomas é real.

Sensação de não pertencimento.

Algumas pessoas tem a sensação de quem não se encaixam na nossa  sociedade. Parece que elas não pertencem a lugar nenhum. É como se tudo fosse estranho, ou como se estivessem vivendo uma vida que não é delas. Esses sintomas indicam que as coisas não estão indo bem e que você precisa procurar ajuda.

Quando os sintomas alteram nosso dia a dia.

Este é um ponto que deve ser levado em conta na busca de ajuda. As pessoas nem sempre estão cientes da gravidade de seu caso. Um segredo é observar o quanto sua vida diária mudou recentemente ou ficou restrita devido a certos sintomas ou comportamentos. É comum as vezes não prestarmos tanta atenção. No entanto, as pessoas ao seu redor observaram e apontaram algumas reações (mostrando certos sintomas ou comportamentos) que podem ocorrer direta ou indiretamente.

Dificuldades nos relacionamentos.

Casal discutindo de precisa de psicólogo.

Os relacionamentos às vezes desencadeiam a necessidade de ajuda. Nem sempre a própria pessoa percebe isso. Normalmente, são outras pessoas que observam determinados comportamentos ou sintomas que fazem com que as luzes se acendam.

Vida que não segue após trauma ou perda.

Tudo na vida precisa de tempo para ser elaborado, especialmente quando as coisas acontecem de repente. Após sofrer algum trauma, mudança ou perda, a vida naturalmente se tornará um pouco caótica, e sintomas como tristeza, dor, medo e dúvida aparecerão. Porém, é importante atentar para se esse sintoma e / ou comportamento persiste por muito tempo, pois pode ser um transtorno do emocional.

Desinteresse por coisas que gostava de fazer.

Você sabe quando a pessoa não se interessa por coisas que gostava de fazer, e às vezes até atribuiu seu desinteresse ao trabalho ou estilo de vida? Você sabe quando alguém fica desapontado e pensa que nada faz sentido? Este pode ser um sintoma que requer ajuda psicológica.

É claro que você também pode procurar o psicólogo por outros motivos, como autoconhecimento, dificuldade de tomar decisões, fobias, etc. Mas se você se identificou com alguma questão acima, entre em contato e agende uma avaliação inicial sem compromisso.

Tags: | | | | | | | | | | | |