Ícone do site Psicólogo Paulo Alencar

A síndrome do ninho vazio.

Em diversas culturas, é natural que os filhos cresçam e deixem suas famílias para viver suas vidas, para morar sozinho, porque vão casar, cursar uma universidade ou para seguir suas carreiras. Muitas vezes, os pais já esperam por isso e se preparam para a separação. No entanto, algumas pessoas não lidam muito bem com os sentimentos que surgem quando seus filhos crescem e deixam o lar. Elas sofrem com a solidão e sentem que suas vidas não têm mais sentido. Esse sentimento é conhecido como síndrome do ninho vazio.

A síndrome do ninho vazio é mais comum nas mulheres, que são mais propensas a serem mães ou cuidadoras, mas também pode afetar os homens. As pessoas que sofrem com a síndrome do ninho vazio podem apresentar diversos sintomas como: tristeza, ansiedade, insônia, irritabilidade, dificuldades para se concentrar, perda ou excesso de apetite, e até mesmo depressão. Algumas pessoas podem se isolar socialmente e ter dificuldades para manter relacionamentos saudáveis.

A saída dos filhos de casa é uma fase difícil até mesmo para alguns pais que se sentem satisfeitos por terem cumprido seu papel. Por isso, é necessário fazer um esforço para enfrentar esse momento e criar novas atividades e relacionamentos para compensar a solidão. É nessa fase que pais e tutores devem lembrar que estar distante não significa a perda dos filhos, e sim uma nova forma de convivência com eles, em que os laços afetivos são mantidos à distância.

Habitualmente, a síndrome do ninho vazio é transitória, ou seja, possui um momento certo de surgimento e outro certo de desaparecimento. No entanto, algumas pessoas podem apresentar os sintomas por um longo período, o que pode afetar de maneira negativa sua qualidade de vida. Além disso, existe um fato que agrava ainda mais a situação no caso das mulheres já maduras: a menopausa, uma fase natural da vida feminina, caracterizada pelo fim do período reprodutivo e que traz consigo diversos sintomas, como alterações de humor, depressão, fadiga, ansiedade, insônia e dificuldades de concentração.

Nessa caso, é necessário que a mulher busque o tratamento o médico para lidar com os sintomas da menopausa e também o auxilio de um psicológico para tratar os sintomas depressivos ou ansiosos causados pela sindrome do ninho vazio. Além disso, a psicoterapia pode ajudar a pessoa a criar autonomia e a descobrir novas atividades e relacionamentos que ajudem a compensar o momento de solidão.

O que devemos ter em mente é que a saída dos filhos de casa é um processo natural, é mais uma etapa da vida, que pode ser enfrentada com maturidade, serenidade e, sobretudo, amor. Por isso, devemos aceitar essa nova fase como um recomeço, pois os filhos sempre estarão presentes em nossas vidas, mesmo que à distância.

Dicas para lidar com a partida dos filhos.

Entenda a nova fase e reconheça que é natural que os filhos saiam de casa para buscar sua própria independência é natural. Neste momento, é importante conversar com eles, para que vocês possam se entender e superar junto essa fase.

Crie novas atividades para ocupar o tempo que antes era dedicado aos filhos. Procure fazer coisas que goste, que traga satisfação e alegria para a sua vida. Mantenha o contato com seus filhos, mesmo que à distância. A partida deles não significa o fim da relação. Tenha um bom diálogo e compreensão mútua.

Tire seus sonhos da gaveta e orgulhe-se de ter completado sua missão: você criou seus filhos para serem independentes. Além de ter mais tempo para você, muitas vezes o relacionamento com os filhos fica mais tranquilo, pois há menos conflitos. Aproveite essa nova fase para investir em você!

Sair da versão mobile