Todos nós, em algum momento da vida já recebemos críticas. Em muitas ocasiões, certamente essas críticas foram bem difíce e isso nos gerou sentimentos ruins com os quais não soubemos lidar. É justamente por não saber o que fazer com esses sentimentos negativos que passamos a ter medo de ser criticado em diversas situações. Sofrer críticas não é algo agradável para ninguém, especialmente quando as críticas vêm acompanhadas de um viés destrutivo.
Existem vários tipos de críticas e nem todas são ruins. As crítivcas construtivas, por exemplo, nos ajudam a melhorar como pessoa e a evoluir. Porém, dependendo da história de vida da pessoa, até mesmo as críticas construtivas podem ser desagradáveis ou nos surpreender quando não as aceitamos.
Superando o medo de ser criticado.
O grande problema em sofrer uma crítica é que em grande parte das vezes, nós interpretamos isso como um ataque pessoal, ou então como algo doloroso e vergonhoso. Essa interpretação nos faz sentir feridos e nos coloca em uma postura defensiva.
Mas vamos pensar juntos, você já se perguntou porque uma pessoa te crítica? Se ao sermos criticados nós não pararmos para pensar no motivo que está levando uma pessoa a fazer aquela critica ou até que ponto ela tem razão, nossa postura será sempre de ficar na defensiva. Isso faz com que a gente não compreenda a situação nem tire nenhum proveito disso.
Quando nos acalmamos e conseguimos pensar sobre a crítica em si, conseguimos entender a questão e lidar com nossos sentimentos e comportamentos inadequados. Assim, as críticas podem nos ajudar a perceber que nem tudo diz respeito a nós e a superar o medo de ser criticado.
Em muitos casos, é possível essa pessoa que fez a crítica esteja errada e tenha opiniões com as quais discordamos ou simplesmente esteja nos criticando não por termos feito ou dito algo errado, mas por algo em nós que despertou algum medo ou insegurança com a qual a pessoa que fez a crítica não sabe lidar.
Aceitar as críticas adequadamente é vantajoso.
Uma das primeiras coisas que devemos aprender para lidar com o medo das críticas é aprender a ser criticado. Para isso, é preciso aprender a reagir com calma às críticas. Quando respondemos uma crítica com calma, isso nos ajuda a:
- Aprender a controlar os sentimentos negativos;
- Não interpretar a crítica como um ataque;
- Aprender que uma crítica é apenas uma opinião e não necessariamente uma verdade.
Ficar calmo frente às críticas, também nos ajuda a aceitá-las melhor e traz vantagens como:
- Avaliar se a crítica é construtiva ou se ela é apenas resultado da insegurança de quem a fez;
- Lidar com a crítica sem deteriorar a relação com a pessoa que a fez;
- Mostrar ao outro como fazer uma crítica construtiva adequadamente se a crítica que recebemos foi construtiva, mas a pessoa não soube fazê-la;
- Não reagir com raiva, pois assim não mostremos nossos pontos fracos e sensíveis;
- Lidar com nosso próprio comportamento, afinal, se nós erramos, podemos corrigir nossos erros e quando não erramos, podemos reafirmar nossa postura;
- Aprender que nós podemos sair vencedores de uma situação que, na maioria das vezes, poderia acabar em um desentendimento;
- E por fim, quando a crítica for uma tentativa de manipulação, aprender a lidar com isso fará com que a pessoa que fez a crítica fique frustrada e evite repetir esse comportamento.
Quais pensamentos negativos interferem no enfrentamento das críticas?
Ao enfrentar críticas, aparecem muitos pensamentos que não são úteis. Se aprendermos a modificar esses pensamentos tornando-os mais realistas, aprenderemos a deixar de ter medo de críticas.
Pensamentos sobre si mesmo.
“Errei outra vez, Droga! Eu não faço nada direito!”. Quando penso dessa forma, acredito que tenho que ser perfeito e quando cometo um erro, não presto para nada.
Nesse caso, o pensamento alternativo e realista é: “Será que eu errei mesmo? Bom, primeiro preciso verificar. Se tiver errado, tudo bem, errar é humano e faz parte de qualquer processo de aprendizagem.” Cometer um erro não te torna uma pessoa imprestável. Isso só mostra quem você é: um ser humano.
Pensamentos sobre a situação.
“Se eu falar em público, as pessoas vão rir de mim e isso vai ser humilhante. Eu não aguento isso, tenho que ir embora”. A crença por trás desse pensamento é que as coisas devem sempre ser fáceis e acontecer de acordo com o que eu quero. Nessa situação, o pensamento alternativo e mais realista é: “Falar em público é desconfortável, mas o que poderia ser melhor: fugir ou enfrentar a situação? Em outras situações em que eu pensei parecido, percebi que esse pensamento não era real, então, eu também posso estar enganado quanto a isso e se eu for lá e falar em publico posso perceber que é mais fácil do que eu imaginei.”
Pensamentos sobre o outro.
“Ela riu de mim, deve estar querendo me fazer passar vergonha. Ela faz isso para me atacar.” A crença por trás desses pensamentos é as pessoas sempre devem ser educadas e gentis comigo, se não, eles não valem nada.
Esse pensamento pode ser modificado de uma maneira mais realista. Por exemplo: “Eu não sei ler o pensamento dos outros, então, não sei nem se ela estava rindo de mim. E ainda que ela estivesse rindo de mim, apenas para me provocar? Tudo bem, na verdade algo em mim pode tê-la incomodado e a forma dela lidar com isso foi rindo do que a deixou desconfortável. Infelizmente nós não somos tão bons em lidar com nossas questões, eu também não sou perfeito”.
Por fim, podemos ver que é possível superar o medo de ser criticado. Para isso, devemos pensar sobre as críticas que recebemos, perceber o que há por trás delas, manter a calma e mudar alguns de nossos pensamentos distorcidos tornando-os mais realistas.
Se você sente muita dificuldade em lidar com as críticas, considere procurar um psicólogo.