Avaliação psicológica para cirurgia de laqueadura.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica para cirurgia de laqueadura, é um processo técnico de levantamento de dados para compreensão das características psicológicas da pessoa. Seu objetivo é estabelecer o quanto o pretendente para a cirurgia está preparado para o procedimento.

Além disso, essa avaliação verifica a capacidade do paciente em reorganizar os seus hábitos de vida e seus pensamentos para lidar com as adversidades que podem ocorrer no processo pós-cirúrgico.

cirurgia de laqueadura

A cirurgia de laqueadura tubária é um método contraceptivo, que é irreversível na maioria dos casos. Esse procedimento é feito por um médico cirurgião ginecologista que efetua incisões para, em seguida, inserir um pequeno dispositivo, que ajudará a localizar as trompas. Após amarrar, cortar ou apertar as tubas uterinas, o corte é fechado com pequenos pontos. Geralmente, a mulher é liberada algumas horas depois da cirurgia.

Esta avaliação psicológica pré-cirúrgica poderá ser realizada a partir de iniciativa própria da mulher, do casal ou por indicação médica. Nesta avaliação psicológica são analisadas as expectativas e temores da mulher ou do casal e também a maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva.

De acordo com a lei do planejamento familiar (N.º 9263, de 12 de janeiro de 1996 (DOU 15.01.96), a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. Porém, sua principal indicação é em mulheres que podem apresentar risco de saúde, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.

As mulheres com mais de 25 anos, se solteiras e sem filhos, geralmente são convidadas pelo psicólogo a uma reflexão maior, pois além de existirem outros métodos contraceptivos reversíveis, elas pertencem ao grupo com maior risco de arrependimento.

O processo de avaliação psicológica para cirurgia de laqueadura tubária acontece em quatro sessões com o Psicólogo. Ao final do processo ocorre a devolutiva e a entrega do parecer que indica se o paciente é favorável ou não ao procedimento cirúrgico. Para saber o valor, entre em contato.