Sobre

Olá, como vai?

Meu nome é Paulo Sérgio Alencar Silva, sou psicólogo clínico e realizo atendimento presencial e online. Meu consultório fica no bairro Cerqueira César, próximo à Avenida Paulista e a estação Consolação do metrô. Trabalho em um prédio comercial que conta com segurança 24 horas e estacionamento com manobrista.

As sessões de psicoterapia são semanais com duração de 50 minutos. Minha atuação clinica se estende a diversos tipos de queixas e demandas:

Adolescentes

A Adolescência é uma fase da vida de muitas mudanças (físicas e psíquicas), e por isso é comum o adolescente sentir contradições e angustias.

O atendimento psicológico na adolescência é indicado nos casos de dificuldades na relação familiar, na escola e com amigos, consumo de drogas, transtornos alimentares, fobias, depressão, transtornos alimentares, transtorno de ansiedade, doenças psicossomáticas, medos, irritabilidade, timidez, etc.

A orientação de pais também faz parte da psicoterapia com adolescentes.

Adultos

A fase adulta é repleta de intensos desafios. Com a saída da adolescência e a entrada na vida adulta iniciam-se as responsabilidades típicas dessa fase: atuação profissional, paternidade,  maternidade, cuidar de uma pessoa mais velha da família, dentre outros.  E é nessa fase que normalmente escolhemos um estilo de vida.

Na vida cotidiana, as obrigações profissionais parecem predominar frente à nossa vida pessoal. É como se o trabalho tomasse cada vez mais o tempo que adoraríamos dedicar à nossa vida amorosa, à nossa família ou mesmo a um momento de lazer.

O acúmulo dessas situações estressantes do dia a dia coloca em risco o equilíbrio de nossas emoções e podem causar danos no âmbito profissional, pessoal, afetivo e familiar. Assim, diante das dificuldades, qualquer pessoa que esteja vivenciando algum conflito que não esteja conseguindo resolvê-lo, pode buscar ajuda de um psicólogo visando recuperar seu equilíbrio psíquico e emocional.

Ressalte-se que a psicoterapia é indicada também para aquelas pessoas que sofrem de algum transtorno emocional, tais como nível de ansiedade elevada, depressão, humor instável, entre outros; ou mesmo destina-se àqueles que estejam atravessando um momento pessoal complexo, como dificuldades no relacionamento conjugal, luto, doença, vícios, entre outros.

Idosos

A psicoterapia na terceira idade visa auxiliar o idoso a lidar com os sentimentos de solidão ou isolamento comuns nessa etapa da vida. Nessa fase, também é comum que o idoso sinta carência afetiva, cansaço e dificuldade para a realização de determinadas atividades, fato que influencia na sua socialização e bem estar emocional. O medo da morte e o luto vivido pela perda de amigos ou parentes também são temas relevantes para a terapia.

O processo psicoterapêutico pode contribuir para a adaptação do idoso às alterações decorrentes no processo de envelhecimento; auxilia na compreensão da importância dos tratamentos médicos e uso de medicamentos; favorece seu processo de autoconhecimento; auxilia no desenvolvimento da sua autonomia e independência, favorecendo também familiares e cuidadores; pode aliviar ansiedades, depressão e insegurança; favorece a redução de comportamentos inadequados, bem como de crenças irracionais.

LGBTQIA+

Viver em uma sociedade heteronormativa e se descobrir homossexual ou bissexual pode ser um processo difícil e doloroso, pois além de lidar com o preconceito do outro é preciso lidar com suas próprias dúvidas e angústias, e até mesmo com seu próprio preconceito.

Decidir contar sobre a própria sexualidade para outras pessoas como familiares, amigos e colegas de trabalho é um momento cheio de angustias e emoções. Após essa fase de revelações, o indivíduo embarca em um outro momento delicado, o de lidar com a rejeição e o preconceito vindo de pessoas desses grupos. Nesse momento a pessoa sente-se triste, desamparada, incompreendida e com raiva. Chega a se questionar sobre como é e como se sente e pensa até em tentar mudar.

Algumas vezes, enquanto a pessoa está lidando com tudo isso, ela também está em um relacionamento amoroso (que por si só não é uma tarefa fácil), em que a outra pessoa pode estar passando pelas mesmas dificuldades, ou estar em um momento totalmente diferente. Tantas situações difíceis e dolorosas podem desencadear transtornos de ansiedade e depressão, ideação e tentativas de suicídio.

Para a psicologia a homossexualidade é tão natural quanto a heterossexualidade ou a bissexualidade, afinal, isso não é apenas uma escolha. A nossa interação com o ambiente resulta em pensamentos, sentimentos e comportamentos, dessa forma, essa relação entre nossa filogênese, ontogênese e o contexto sociocultural demostra que as variadas expressões da sexualidade humana não são meros comportamentos aprendidos como acreditam algumas pessoas.

Na psicologia não tratamos a homossexualidade, pois se pararmos para pensar, ela por si só não gera sofrimento.  O que gera o sofrimento é a homofobia, ou seja, a não aceitação oriunda das normas morais que se efetivam a partir de práticas culturais da sociedade que entende a homossexualidade como algo “anormal”. Por não estarem de acordo com essas normas e consequentemente por pensarem sobre o “não pertencimento” ao seu grupo social, muitos indivíduos homossexuais ou bissexuais passam a apresentar sofrimento emocional. São justamente essas questões que são abordadas na terapia afirmativa.

Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica, laqueadura ou vasectomia. 

A avaliação psicológica, é um processo técnico de levantamento de dados para compreensão das características psicológicas da pessoa. Seu objetivo é estabelecer o quanto o pretendente para a cirurgia está preparado para o procedimento. Além disso, essa avaliação verifica a capacidade do paciente em reorganizar os seus hábitos de vida e seus pensamentos para lidar com as adversidades que podem ocorrer no processo pós-cirúrgico.

Para saber mais sobre a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica,

Clique Aqui.

Para saber mais sobre a avaliação psicológica para cirurgia de vasectomia,

Clique Aqui.

Para saber mais sobre a avaliação psicológica para cirurgia de laqueadura,

Clique Aqui.

Missão

​Promover, por meio do atendimento psicológico, o apoio às pessoas na sua busca por saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Visão

​Ser referência na conquista da saúde mental através de um atendimento clinico ético e promover um debate democrático sobre os rumos de nossa ciência e profissão tornando a Psicologia mais acessível à todos.

Valores

  • Ética profissional;
  • Respeito à individualidade;
  • Empatia;
  • Confiabilidade;
  • Compromisso com a psicologia enquanto ciência e profissão;
  • Respeito à liberdade de expressão e aos direitos humanos.

Entre em contato e agende uma sessão, será um prazer recebê-lo(a).

Abrir
Entre em contato e agende uma avaliação inicial presencial ou online, será um prazer recebê-lo(a).

Whatsapp +55 (11) 99735-1268
Powered by