Como superar o medo das críticas.

Como superar o medo das críticas.

Você já recebeu críticas difíceis de enfrentar? Como você se sentiu com isso? Talvez você não consiga superar o medo de ser criticado por situações semelhantes. Ser criticado não é algo agradável para ninguém, especialmente quando as críticas são destrutivas.

Existem muitos tipos de críticas, e nem todas são negativas. Existem algumas críticas construtivas que podem nos ajudar a melhorar em todas as áreas, mas mesmo esses tipos de críticas podem não ser agradáveis ​​ou surpreender-nos quando realmente não as aceitamos.

Superar o medo de ser criticado.

Homem em dúvida com dedos apontados para ele.

Na maioria das vezes, quando recebemos críticas, tratamos isso como um ataque pessoal. Algumas pessoas o interpretaram como um comentário doloroso e vergonhoso. Faz-nos sentir feridos ou em estado defensivo.

Você já parou para pensar no propósito dessa pessoa que te critica? Se, ao receber uma crítica, não paramos para pensar em por que essa pessoa está tão brava, e até que ponto ela tem razão, nós vamos ficar na defensiva. Não vamos tirar nenhum proveito disso.

Quando nos acalmamos e esclarecemos a questão, é mais fácil descobrir que podemos modificar nosso comportamento que não foi tão adequado. Dessa forma, as críticas podem nos ajudar a aprender e manter um bom relacionamento com a pessoa. Assim, este será um passo para superar o medo de ser criticado.

Por outro lado, também é possível que essa pessoa esteja errada e tenha opiniões com as quais discordamos. Se não expressamos isso de forma assertiva, podemos eventualmente desistir de tudo para evitar críticas. Então, estaremos potencializando a manipulação por parte da outra pessoa, e também os nossos sentimentos de baixa autoestima..

Aceitar as críticas adequadamente é vantajoso.

Mulher com dedo apontado para ela em sinal de crítica.

O primeiro passo para superar o medo de ser criticado é aprender a ser criticado. Para isso, é preciso aprender a reagir com calma às críticas. Os benefícios de responder com calma às críticas são os seguintes:

  • Aprender a controlar emoções negativas.
  • Não se sentir atacado.
  • Aprender a separar a crítica da autoestima. Uma crítica é apenas uma opinião.

Quando permanecermos calmos e tranquilos com relação às críticas, nós podemos aceitá-las melhor. As vantagens são muitas:

  • Podemos avaliar se a crítica é boa ou se ela tem uma intenção de manipulação.
  • Se ela é boa, podemos aprender com ela e não deteriorar a relação com essa pessoa.
  • Se ela é boa, mas a pessoa não soube como fazê-la, podemos compreender e mostrar a maneira adequada de dizer as coisas.
  • A crítica poderia ser uma tentativa de manipulação. Neste caso, frustraremos a pessoa ao estar tranquilos e relaxados.
  • Ao não reagir com raiva, não mostramos os nossos pontos fracos, sensíveis.
  • Nós nos reafirmamos, pois somos os últimos juízes do nosso comportamento. Se erramos, corrigir é coisa de sábios. Quando não erramos, calmamente nos reafirmamos com nossa postura. Se a outra pessoa continua, não vamos começar uma briga.
  • Nós nos permitimos sair vencedores de uma situação que, na maioria das vezes, se transformaria em algo muito desagradável.

Quais pensamentos negativos interferem no enfrentamento das críticas?

Homem pensando com nuvem na cabeça

 Ao enfrentar críticas, há várias ideias que não são úteis. Se mudarmos essas ideias, começaremos a deixar de ter medo de críticas.

Pensamentos sobre si mesmo.

 “Fiz uma coisa estúpida, caramba! Que pena, pisei na bola!”. Quando penso dessa maneira, acredito que sempre sou competente e quando cometo um erro, não tenho valor algum.

Nesse caso, o pensamento racional é: “Eu fiz algo errado? Bem, primeiro vamos ver se realmente cometi um erro. Se assim for, tenho o direito de estar errado. Como um erro pode me fazer uma pessoa que não tem valor? Isso apenas me faz ser o que sou: um ser humano. “

Pensamentos sobre a situação.

“Esta é uma situação realmente embaraçosa e humilhante. Eu não aguento mais, tenho que ir embora”. A crença por trás dessa afirmação é que as coisas sempre devem ser fáceis e confortáveis. Elas devem acontecer de acordo com meus desejos. O pensamento racional é o seguinte: “A situação é desconfortável, mas o que poderia ser melhor: fugir ou enfrentar a situação? Esta é uma situação desconfortável, mas ouça e perceba que você pode aprender com ela “.

Pensamentos sobre o outro.

“Ele está tirando sarro de mim. Ele quer me fazer passar vergonha. Ele faz isso para me atacar. Ele gosta de mostrar meus defeitos.” A crença por trás desses pensamentos é que gente ruim deve ser punida. Os outros sempre devem ser gentis e amáveis e proporcionar o que eu preciso, se não, eles não valem nada.

Esse pensamento pode ser modificado de uma maneira mais razoável. Por exemplo, você pode dizer: “Como conheço suas intenções? Não consigo ler o pensamento dos outros. E se ele fizer isso apenas para me provocar? Paciência; nós, humanos, não somos tão bons quanto queremos. Também não sou perfeito”.

Como vemos, é possível superar o medo de ser criticado. Para esse fim, devemos primeiro aceitar as pessoas que nos criticam e responder com calma. Então devemos mudar alguns de nossos pensamentos sobre as críticas.

Se ainda sim você sentir dificuldades em lidar com as críticas, procure um psicólogo.

Imagens: https://unsplash.com

Tags: | | | | | | | | | | | |